top of page

EXTENSÃO

Divulgação do curso de Engenharia Mecânica nas escolas de Uberlândia

Este projeto de extensão tem como objetivo a divulgação do curso de Engenharia Mecânica da UFU em escolas de ensino médio, preferencialmente públicas, da cidade de Uberlândia. Este projeto conta com o apoio de 12 professores, um técnico administrativo e 3 alunos de graduação da FEMEC. As ações principais consistem em palestras e debates sobre o que é a engenharia mecânica, qual é a importância dela para a sociedade e desenvolvimento do Brasil e quais são as possíveis carreiras do engenheiro mecânico. O objetivo principal é despertar o interesse alunas e alunos, de preferência de baixa renda, para as carreiras de engenharia.

O papel da Universidade Federal de Uberlândia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

Cover_JPEG.jpg

A Organização das Nações Unidas (ONU) é formada por 193 países e possui desafios relacionados à melhoria da qualidade de vida. Em 2015, líderes internacionais concordaram em implementar 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), direcionados a países de baixa e média renda. Isto deve garantir, até 2030, que os habitantes vivenciem um maior nível de paz e prosperidade.

 

Cada país da ONU deve medir seu progresso anualmente para monitorar os indicadores de cada ODS.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Associação Brasileira de Soldagem (ABS) recentemente aceitaram o desafio de mostrar como a indústria da soldagem é capaz de contribuir para a melhoria do progresso do Brasil em atingir os 17 ODS.

 

Este relatório, elaborado por Chris Smallbone, ex-presidente do Instituto Internacional de Soldagem (IIW), e o Prof. Luiz Paes, membro do Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem (LAPROSOLDA) da UFU, apresenta como a UFU, a ABS e a indústria de soldagem podem contribuir positivamente a atingir os ODS e melhorar a qualidade de vida do brasileiro. Futuramente, é de interesse da UFU e da ABS traçar estratégias de benefício mútuo e planos de ação com o apoio do governo brasileiro e da indústria com o intuito de atingir um progresso significativo em áreas nas quais seus membros são especialistas.

Link para o relatório completo:

http://www.femec.ufu.br/en/acontece/2022-06-uberlandia-federal-university-abs-and-brazils-national-welding-capability-and-their

Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA) - Visita à Universidad Nacional de Rosario (Argentina)

O Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA) foi desenvolvido e implementado pelo Setor Educacional do Mercosul atendendo a duas prioridades do planejamento estratégico do setor: a melhoria da qualidade acadêmica, por meio de sistemas de avaliação e acreditação, e a mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países.

Participam do programa cursos de graduação avaliados e aprovados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (ARCU-SUL) pertencentes a instituições dos quatro países membros (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e dois países associados Bolívia e Chile. Estudantes destes cursos de graduação podem se candidatar a um intercâmbio de um semestre letivo em uma instituição de outro país.

O programa é administrado por um convênio de vários órgãos dos países membros. No Brasil,  a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a Secretaria de Educação Superior do MEC são os responsáveis pela administração. Na Argentina, a atribuição está a cargo da Secretaria de Políticas Universitárias; no Uruguai, da Universidad de la República, e no Paraguai, da Direção-Geral de Educação Superior.

Welded Art Photographic Exhibition IIW 2023

bottom of page